top of page

Desemprego atinge Salto

A retração da atividade econômica pode ter levado o país a fechar postos de trabalho formais pelo 13º mês seguido. Segundo a estimativa média de 11 instituições financeiras e consultorias, 85,2 mil vagas com carteira assinada foram eliminadas em abril.

A taxa de desemprego do país está em 11%, mas em algumas regiões essa taxa já está bem pior. Em três Estados a taxa de desemprego já supera essa marca. Na Bahia, o desemprego chega a 15,5%, que são cerca de 3,2 milhões de desempregados. No Rio Grande do Norte e no Amapá a taxa está em 14,3%.

Também foram divulgados os dados referentes aos municípios. Como pode se notar no gráfico abaixo, Salto não passou ilesa. Foram fechados cerca de 1.297 postos de trabalho.

Fonte: Ministério do Trabalho - CAGED

A taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos, é outro ponto que chama atenção. Ela está bem acima da taxa nacional. A percentual de desocupados chega à 24,1%. Normalmente nessa idade, os jovens estão começando a sua carreira e, a atual crise, é um empecilho.

Destaca-se também a perda de arrecadação do Governo com o aumento do desemprego. Estima-se que esse ano o Governo perderá R$ 16 bilhões. E esse fato recai sobre as finanças dos municípios também.

Diante disso devemos aumentar o debate sobre as causas da crise e principalmente os culpados pela mesma.

O que você acha?

A crise será superada no ano que vem?

A crise foi descaso de quem, Governo Federal, Estados e Municípios? Ou ambos?

Opine e debata.

Fabio Jorge é Economista e Professor de Economia da Escola Humanidade (Guardinha). Pré-candidato a vereador pelo Solidariedade.

Posts Em Destaque
Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page